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Ele terá apenas duas versões: Comfortline 200 TSI por R$ 85.890 e Highline 200 TSI por R$ 98.290. Ambas utilizam a mecânica conhecida da família Polo. Novo infotainment VW Play, ACC e frenagem autônoma de emergência são itens de série na versão topo de linha Highline. Série especial Launching Edition terá como base a versão Highline, com detalhes escurecidos no teto, nos espelhos retrovisores e nas rodas. Existe ainda uma versão PcD, que deverá chegar em breve. Ela será baseada na Comfortline e custará R$ 72.346. Nivus chega às concessionárias no início de agosto.

Clique aqui e confira as fichas técnicas das duas versões.

"O Nivus é o coração da Nova Volkswagen. Daqui do Brasil, projetamos um carro global, para fazer sucesso nos mercados mais competitivos do mundo", destaca Pablo Di Si, Presidente e CEO da Volkswagen América Latina. "Por isso, a chegada às concessionárias no Brasil, programada para o início de agosto é motivo de orgulho e otimismo para todos nós", completa. Fabricado na planta da Volkswagen na Anchieta, em São Bernardo do Campo (SP), o Nivus é, de acordo com a marca, um personagem fundamental na maior ofensiva de produtos da Volkswagen na América Latina.

A Volks chama a novidade de 'smart car'. O que faz dele um estreiante nesse tipo de carro. O Nivus tem uma oferta enxuta e de baixa complexidade, tanto de versões quanto de opcionais. Ele será oferecido nas versões Comfortline 200 TSI por R$ 85.890 e na versão Highline 200 TSI por R$ 98.290. Ambas equipadas com elevado nível de itens de série voltados para o conforto, comodidade e segurança.

Vamos ao recheio

Ele vem bem recheado desde a versão Comfortline. Além do motor 200 TSI e da transmissão automática de seis marchas, o Nivus traz de série em todas as configurações direção com assistência elétrica, seis airbags (dois frontais, dois laterais e dois de cortina), auxílio de partida em rampa (Hill Hold Control), controle eletrônico de estabilidade (ESC) e de tração (ASR), faróis de LED com função 'Coming & Leaving home' e DRL em LED integrado, lanternas traseiras de LED, câmera de ré, volante multifuncional, ISOFIX e top tether para fixação de cadeirinha infantil, sensor de estacionamento traseiro (Park Pilot), freios a disco nas quatro rodas, espelhos retrovisores externos eletricamente ajustáveis com função tiltdown no lado direito, saídas traseiras do ar-condicionado e USB para passageiros do banco traseiro, entre muitos outros equipamentos.

Para a versão topo de linha Highline, oferece apenas a cor como opcional. Ela traz de série o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), um item exclusivo nessa classe  de veículo no Brasil. Também é equipado com sistemas de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), Front Assist, Post Collision Brake, ar-condicionado com controle eletrônico de temperatura 'Climatronic', faróis de neblina em LED com função 'Cornering Light', revestimento dos bancos com revestimento sintético 'Native', rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de chuva e crepuscular, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros (Park Pilot), detector de fadiga, sistema KESSY (acesso ao veículo sem o uso da chave e botão para partida do motor), entrada USB no console central dianteiro e novo volante multifuncional revestido em couro e com 'shift-paddles', o mesmo utilizado pelo Novo Golf na Alemanha.

Ilha digital

Um dos grandes destaques dos novos modelos da Vw é a "Ilha digital", a combinação do  painel de instrumentos configurável Active Info Display de 10,25 polegadas e da nova central de infotainment VW Play, totalmente desenvolvida no Brasil com foco no consumidor local. E itens de série no Nivus Highline. O VW Play é uma tela temperada anti-risco de alta resolução, de 10,1 polegadas sensível ao toque, com funcionamento semelhante ao de um tablet ou smartphone, estabelecendo um novo patamar de conectividade, streaming e serviços no mercado. Destaque para a conexão de internet via celular, manual cognitivo, APP 'Meu VW' pré-instalado (possibilitando o agendamento de revisões periódicas, por exemplo), e a inédita VW Play Apps, uma loja virtual exclusiva de aplicativos que podem ser baixados na memória interna de 10GB, como iFood, Deezer, Estapar, Porto Seguro, Waze, Ubook, entre outros.

O VW Play está disponível também como opcional para a versão Comfortline, que vem de série com o sistema de infotainment Composition Touch, em tela de 6,5 polegadas. O VW Play faz parte de um único opcional disponível para o Nivus, o pacote 'VW Play & Tech', que além da central de infotainment, agrega também o ACC, sistema de frenagem autônoma de emergência (AEB), monitoramento frontal e volante multifuncional revestido em couro com 'shift-paddle'. Tudo isso por R$ 3.520.

Série especial de lançamento

Para celebrar a estreia mundial do Nivus, a Volkswagen preparou uma série especial, a Launching Edition. Baseada na versão topo de linha Highline 200 TSI, o modelo vem nas cores Vermelho Sunset ou Cinza Moonstone, com teto e espelhos retrovisores em Preto Ninja, logotipos externos em preto brilhante e rodas de liga leve de 17 polegadas Cassino Dark com acabamento diamantado. A diferença fica por conta dos apliques laterais e do para-choque traseiro, e rack de teto, que na opção Vermelho Sunset são em chrome effect e prata, respectivamente, e na versão Cinza Moonstone assume as cores Preto Ninja e preto.

O lineup do Nivus contará com seis opções de cores: Branco Cristal, Preto Ninja, Prata Sirius, Cinza Platinum, Vermelho Sunset e Cinza Moonstone. Estas duas últimas criadas exclusivamente para o modelo.

Performance e dirigibilidade

O motor 200 TSI Total Flex (família EA211) equipa as duas versões do Volkswagen Nivus. Com turbocompressor e injeção direta de combustível, este propulsor gera até 128 cavalos (94 kW) de potência e excelente torque de 20,4 kgfm (200 Nm) já a partir de 2.000 rpm. O motor 200 TSI está acoplado à transmissão automática de seis marchas (AQ250). Ele não terá versões com câmbio mecânico.

Em números, o Nivus acelera de 0 a 100 km/h em 10 segundos e atinge a velocidade máxima de 189 km/h, com etanol. Com relação ao consumo de combustível, o seu 'New Volkswagen' obteve, conforme normas do INMETRO, 10,7 km/l (gasolina) e 7,7 km/l (etanol) no ciclo urbano, enquanto no rodoviário os dados foram de 13,2 km/l (gasolina) e 9,4 km/l (etanol).

De acordo com a Vw, a suspensão também foi totalmente desenvolvida para atender às necessidades dinâmicas do Nivus. E por entregar uma altura de crossover, ele acaba permitindo ao motorista assumir uma posição muito confortável ao volante. O Nivus é 27,5 mm mais alto que o Polo, sendo 10 mm da suspensão e mais 17,5 mm do conjunto roda/pneu. Dessa forma, o vão livre do solo do Nivus é maior que o do Polo, o que permite superar lombadas com maior facilidade. Destaque também no Nivus para as regulagens de altura do banco e de altura e profundidade da coluna de direção, proporcionando excelente posição de dirigir. Mas todos os detalhes de dirigibilidade do carro poderemos falar assim que ele chegar para um teste completo aqui em Campo Grande. A assessoria da marca afirma que no final de julho o carro já estará aqui.

Segurança 

Esse é um quesito que sempre merece muito destaque. E os modelos baseados na plataforma MQB constumam se sair bem por aí. Infelizmente, talvez devido à pandemia do coronavírus, o Nivus ainda não passou pelos testes do Latin NCap. Mas com certeza ele terá uma nota boa por lá, pelos motivos que mostraremos abaixo.

A grande novidade é o controle de cruzeiro adaptativo ACC (Adaptive Cruise Control), que permite ao motorista determinar a velocidade que deseja trafegar e a distância que quer manter em relação ao veículo à frente. A partir destes parâmetros, o Nivus acelera e freia automaticamente em função do tráfego.

Atrelado ao ACC está o monitoramento frontal de veículos e o sistema de frenagem autônoma de emergência AEB (City Emergency Brake), que evita uma colisão frontal a até 50 km/h, freando automaticamente (sem qualquer interferência do motorista) o veículo ao identificar um risco iminente de acidente. Em velocidades superior, o sistema também atua com o propósito de evitar danos físicos maiores aos ocupantes.

Importante destacar que tanto no caso do ACC quanto do AEB, a responsabilidade pela segurança do veículo permanece com o motorista. Por isso, a atenção é fundamental. Caso o motorista demonstre sinais de cansaço, o Nivus dispara um alerta visual e sonoro no painel de instrumentos, por meio do Detector de Fadiga, após a análise de uma série de parâmetros, que o condutor pode estar cansado e que precisa, de repente, de um pit-stop para tomar um café e recuperar a atenção ao volante.

Outro recurso importantíssimo, e que está presente no Nivus, é o Post Collision Brake. Este sistema reconhece o primeiro impacto (frontal), aciona automaticamente o sistema de freios e evita colisões sequenciais.

Plataforma já conhecida

O Nivus é produzido sobre a Estratégia Modular MQB, presente nos modelos Polo, Virtus, T-Cross, Jetta, Passat e Tiguan Allspace. Sua flexibilidade é um dos vários recursos que tornam o Nivus um veículo versátil. Destaque para o porta-malas, com capacidade para 415 litros, número superior ao dos hatches médios e até mesmo de alguns sedãs. Suas medidas permitem o transporte de cargas volumosas, assim como a amplitude da abertura de sua tampa facilita o acesso ao compartimento com grandes objetos.

O espaço interno é outra virtude do Nivus. Com 4.266 mm de comprimento, 2.566 mm de distância entre-eixos, 1.757 mm de largura e 1.493 mm de altura, o crossover coupé se diz capaz de acomodar 5 ocupantes com tranquilidade. Mas essa é mais uma informação que só poderemos ter certeza vendo ele pessoalmente.

 

 

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